A oferta de novos instrumentos financeiros, muitas vezes mais simples, dinâmicos e inclusivos do que os mercados de ações e outros ativos tradicionais, fez crescer o número de investidores online nos últimos anos. Dois exemplos disso são os contratos por diferença (CFDs) e as opções digitais. Neste artigo, mostramos o que são e quais as vantagens de cada produto.
Contratos por diferença (CFDs)
Um contrato por diferença, ou CFD, é um contrato que estipula o pagamento, do vendedor para o comprador, de uma diferença entre os valores presente e futuro de um ativo subjacente, caso ele se valorize. Se ocorrer o contrário, ou seja, uma desvalorização do ativo, o comprador é quem paga a diferença ao vendedor.
É, portanto, um produto financeiro derivado que permite apostar na tendência de alta ou de baixa de uma taxa de câmbio, ação ou índice financeiro, sem ter de realmente adquirir o ativo em questão. O tamanho do lucro ou prejuízo será maior ou menor conforme a variação do ativo subjacente. Se você fizer um contrato de compra, por exemplo, seus lucros serão maiores conforme o valor do ativo subir.
Os CFDs não têm prazo fixo. Portanto, o investidor pode deixar uma posição de compra ou venda na hora que achar melhor.
Vantagens dos CFDs
Os CFDs oferecem diversas vantagens, quando comparados a outros instrumentos financeiros, entre elas:
- Grande variedade de mercados adjacentes
- Possibilidade de investir tanto na alta quanto na baixa do ativo subjacente
- Liberdade para abrir e fechar posições, inclusive no curto prazo
- Investimento inicial baixo
Quanto às desvantagens dessa modalidade, principalmente em relação às opções digitais, podemos citar o menor potencial de lucro e a possibilidade de ter grande parte dos seus fundos consumida, numa negociação malsucedida.
Opções digitais
Uma opção digital é um contrato de compra ou venda baseado num ativo subjacente. Esse ativo pode ser uma taxa de câmbio, o valor de uma ação, de uma commodity etc. A particularidade das opções digitais é que você aposta apenas no sentido da variação desse ativo (se ele irá subir ou descer). Ou seja, o tamanho do seu lucro ou do seu prejuízo não se altera conforme a magnitude da variação.
Por isso, dizemos que elas têm um retorno do tipo “tudo ou nada” em seu vencimento. Você só precisa acertar se o valor do ativo terá subido ou descido no momento de seu vencimento. Em caso de acerto, você recebe um valor fixo determinado antecipadamente. Caso contrário, você perde tudo o que investiu.
As opções digitais normalmente têm vencimento pré-determinado, que pode ser de curtíssimo prazo (alguns poucos minutos). O potencial de lucro normalmente fica entre 75% e 90% sobre o valor aplicado.
Vantagens das opções digitais
Entre as principais vantagens das opções digitais, em relação a outras modalidades, podemos citar:
- Facilidade de compreensão
- Possibilidade de obter lucros elevados em muito pouco tempo
- Perda limitada ao valor aplicado em cada call/put
- Investimento inicial baixo
A principal desvantagem desta modalidade, em comparação com os CFDs, é o fato de ser um investimento do tipo 8 ou 80. Ou seja, mesmo uma variação pequena na direção contrária à que você escolheu faz com que todo o valor aplicado seja perdido.
Pontos em comum
Tanto os CFDs quanto as opções digitais são produtos financeiros acessíveis e que podem gerar lucro rápido e elevado, conforme a habilidade do investidor. Além disso, são incrivelmente fáceis de operar, mesmo para quem não tem experiência prévia. Você pode encontrar ambas as modalidades com taxas baixas e recursos incríveis em Spectre corretora